Menor preço é a melhor estratégia para fidelizar um cliente de oficina e centro automotivo?

By 21 de dezembro de 2017Artigos
Fidelizacao do cliente

O grande desafio que as oficinas mecânicas e centros automotivos possuem hoje é a fidelização dos seus clientes. 

Fizemos uma pesquisa e constatamos que mais de 70% dos clientes dos centros automotivos não retornam nunca mais!

Num primeiro momento, o empresario do setor dirá:

– Mas que balela!! Tenho inúmeros clientes que há anos só fazem serviço na minha oficina!!

Ok. Certamente você terá alguns clientes fidelizados, mas qual o percentual que eles representam dentro da sua carteira de clientes? Bem menos que 30% não é mesmo?! Imagine agora se fosse o contrário! Se 70% dos seus clientes só fizessem as manutenções dos veículos da família apenas no seu centro automotivo?! Certamente você só conseguiria atender a todos esses clientes apenas com um sistema de agendamento, pois não teria como atende-los sem uma organização prévia. Isso seria muito bom não é mesmo?!

Mas então, qual é a solução? Ser mais agressivo nas promoções e pacotes de serviços gratuitos para atrair mais clientes?

Sinceramente, não acredito que esta seja a solução. Infelizmente, o mercado de oficinas e centros automotivos adquiriu uma má fama, por conta de maus profissionais que trocam de forma corretiva, peças que não precisariam ser trocadas nem de forma preventiva. A verdade é que no mercado de reparos automotivos, o que mais fideliza o cliente a médio e longo prazo é a junção de um bom atendimento, com a qualidade técnica do mecânico e principalmente, a honestidade e transparência na explicação da necessidade ou não das trocas das peças e execuções dos serviços no veículo. O preço baixo atrai o cliente apenas num primeiro momento, mas certamente não é o que fará este cliente voltar caso as outras questões apontadas deixarem a desejar.

Cliente satisfeito é um cliente fidelizado.

Pense nisso e reveja o relacionamento que você tem com os seus clientes. Eles saem plenamente satisfeitos do seu centro automotivo? Eles retornam ao seu estabelecimento? Eles te indicam para os amigos deles? Se sim, por que eles retornam ou te indicam? Pelo preço? Pela qualidade do serviço prestado? Pela certeza de que não foram lesados em trocas e serviços desnecessários?

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