Sistema para oficina e autopeças local ou na nuvem?

By 27 de dezembro de 2017Artigos
Sistema Cloud

Um sistema de gestão de centro automotivo e autopeças na nuvem é melhor do que um sistema local? 

A escolha do sistema da sua empresa deve ser encarada da mesma forma como ocorre na manutenção dos veículos, onde utiliza-se a ferramenta certa para cada finalidade específica.

De uma forma bem simplista e reducionista, podemos dizer que a principal diferença entre um sistema na nuvem e um sistema local é que o sistema local fica instalado em um computador dentro da sua loja e é acessado diretamente pela sua rede local ou pelo próprio computador; Já o sistema online (nuvem) fica instalado em um data center fora da sua loja (pode ser inclusive fora do Brasil) e é acessado através da internet.

A verdade é que a partir desta “pequena” diferença é que surgem as grandes diferenças. Para ajudar a ilustrar um pouco mais, mas ainda sendo simplista e sem abordar todas as questões, irei listar alguns Prós e Contras de cada tipo de sistema:

Nuvem – Prós

  • Acessível de qualquer lugar (desde que haja conexão com a internet);
  • Não precisa investir em computadores de ponta, pois o processamento é feito na nuvem;

Nuvem – Contras

  • A sua loja vai parar toda vez que a internet cair (devido a instabilidade da internet brasileira);
  • Mais lento do que um sistema local;

Local – Prós

  • Mais rápido, por acessar diretamente uma rede local ou o próprio computador;
  • Não depende de internet para funcionar;

Local – Contra

  • Em geral, permite apenas o acesso ao sistema de forma local, na própria loja (existem formas de fazer o acesso de forma remota);
  • Se o servidor (computador que o banco de dados está instalado) parar de funcionar ou for roubado, a loja pára;

Mesmo sem mencionar todas as diferenças de forma mais ampla, a verdade é que um sistema na nuvem permite a execução de várias ações que antes não eram nem imagináveis, como por exemplo: emitir nota fiscal para o seu cliente através do seu celular. Então, a questão a ser decidida deve ser:

Esta modernidade e demais recursos que os sistemas online possuem realmente interessam para o seu negócio? Serão usadas na prática? E quanto ao sistema local? Sua loja estará ficando pra trás se não utilizar?

Acredito que para alguns proprietários de pequenas oficinas e autopeças de menor porte, a utilização de um sistema local se torna mais vantajosa porque este não irá utilizar os benefícios que a nuvem pode trazer. Já para redes de lojas e médios empresários do setor, se não tiverem uma grande perda com a agilidade na elaboração dos orçamentos e recebimento de Caixa, um sistema online só tem a melhorar a organização e controle da(s) loja(s).

Nós da Datalog Sistemas temos o entendimento de que devemos oferecer o melhor dos dois mundos para os nossos clientes, onde as operações de caixa e vendas estão locais e as operações administrativas e financeiras estão online. Assim, conseguimos oferecer a agilidade de um sistema local no momento da venda, consulta de peças e recebimento de Caixa, juntamente com todas as comodidades e avanços que um sistema na nuvem pode oferecer para uma gestão centralizada do financeiro e um controle multiloja, em qualquer aparelho (mobilidade) e de qualquer lugar. E o melhor: Mesmo que falte internet a loja não irá parar! 

datalog

Author datalog

More posts by datalog