Por que é importante automatizar a Oficina e Autopeças?

By 7 de Março de 2018Artigos

O dinamismo do mercado atual não tolera mais amadorismo na gestão das empresas. Em outros tempos, um bom proprietário de oficina mecânica era aquele que sabia identificar o problema do carro apenas pelo barulho que o mesmo apresentava, hoje em dia, não apenas pela enorme diversidade de modelos e fabricantes existentes, mas principalmente, devido a toda tecnologia embarcada nos novos veículos, não é mais possível realizar diagnósticos precisos sem a utilização de tecnologia e equipamentos de ponta.

A mesma evolução se faz necessária na gestão das empresas do setor de peças e reparos automotivos. Mesmo que o microempresário ainda tenha que dividir seu tempo com questões operacionais, como compra/vendas de peças e serviços mecânicos, ele terá que encontrar um tempo na sua agenda para aprender/contratar um software de automação comercial da sua loja.

Nas autopeças, não há mais espaço para os antigos super-vendedores de balcão de autopeças, que eram “ratos de catálogos”. Através de um sistema de automação, qualquer pessoa sem experiência no setor pode encontrar a peça correta em questão de segundos para realizar a venda. Nas oficinas, além de não haver mais espaço para mecânicos de trato rude e que não se atualizam de forma constante, reciclando-se não apenas quanto aos novos modelos, mas sobre tudo, quanto às novas ferramentas de diagnósticos, também não há mais tempo a perder com a verificação manual de qual mecânico executou determinado serviço em anotações ou em bloquinhos de orçamentos.

No mercado atual, até o cliente do setor mudou. Hoje em dia, não se pode mais abrir a loja e apenas esperar o contato dos clientes que procuram a oficina. O novo cliente valora e prioriza a empresa que mantém um histórico dos seus serviços executados e sabe, com precisão, lhe alertar sobre a tão conhecida e pouco realizada manutenção preventiva. A grande questão é que, para se ter credibilidade com o cliente a ponto do seu contato não ser visto com desconfiança, é preciso criar um relacionamento com excelência no atendimento e na execução dos serviços.

Para tudo isso, é importante que o empresário tenha em mãos uma boa ferramenta de gestão da sua oficina e autopeças. O sistema de loja não pode mais ser visto apenas como uma despesa obrigatória, consequente da imposição do governo em arrecadar impostos através das emissões de notas fiscais. Um sistema ERP instrumentaliza o empresário não apenas para ter um controle real do seu estoque, como também o ajuda na definição do mark-up, sugestão de compra e na identificação da posição de cada produto na curva ABC. Um bom sistema de gestão auxilia o empresário no controle da inadimplência da loja, permitindo a aplicação de um limite de crédito de clientes bem como bloqueando vendas para clientes com restrição. Um sistema de gestão voltado para o setor de reparos automotivos permite que o lojista entre em contato com o seu cliente no período que ele deveria voltar para a oficina. Apenas com um bom sistema de gestão é que o empresário poderá saber com certeza a saúde financeira da sua empresa, analisando relatórios de resultado de loja e verificando o balancete do mês.

datalog

Author datalog

More posts by datalog